
O tomate ainda:
- Previne parte dos danos no ADN e no colagénio (fibras que mantêm a pele firme)
- Ajuda a proteger não só contra o cancro da próstata, mas também da mama, do pâncreas e do intestino, principalmente quando consumido com alimentos ricos em gordura, como abacate, azeite de oliveira ou castanhas.
- Aumenta a capacidade das células para combater os radicais livres; reduz a incidência de cancro e o envelhecimento cutâneo;
- É um anti-inflamatório natural;
- Ajuda a reduzir a coagulação do sangue e o risco de doenças cardíacas.
- É uma fonte muito baixa em calorias e gorduras, mas rica em fibras alimentares, minerais, vitaminas (principalmente vitamina C), sendo recomendado no controle de colesterol e nos programas de redução de peso.
Como podes ver, o tomate é muito benéfico para a saúde e, por isso, é considerado um dos melhores vegetais da actualidade. Sendo assim, só ganhas em introduzi-lo na tua alimentação!
Tomatada
Ingredientes:
· 1 kg e meio de tomate bem maduro, pelado e sem pevides;
· 3 dentes de alho;
· azeite q.b.;
· pimento verde;
· 1 raminho de orégãos;
· 1 ramo de salsa;
· 4 ovos (opcional);
· sal;
· pão duro (opcional).
Preparação:
Colocar as cebolas e os alhos cortados às rodelas num tacho. Em seguida, pôr o azeite, que deve ficar quase a tapar a cebola, a refogar
. Quando a cebola estiver quase loura, juntar o pimento cortado às tiras, a salsa, o sal e o tomate. Deixar refogar em tacho tapado, mexendo de vez em quando. Assim que o refogado começar a ficar seco, juntar os orégãos e a água. Tapar e deixar ferver. Entretanto, partir 4 ovos e pôr dentro do tacho a cozer.
Na saladeira, deitar o pão cortado às fatias finas e, sobre este, o caldo da tomatada.